Sharapova e Azarenka marcam duelo em Roma
A russa Maria Sharapova e a bielorrussa Victoria Azarenka, duas antigas número um do ranking mundial, marcaram esta quinta-feira encontro nos quartos-de-final do Internazionali BNL D’Italia, evento de categoria WTA Premier 5, disputado em Roma, que distribui 2,4 milhões de euros em prémios monetários.
Nos oitavos-de-final da competição, as duas antigas líderes da hierarquia feminina venceram de forma bem distinta: Sharapova, atual número três mundail e a tentar recuperar a vice-liderança em vésperas de Roland Garros, bateu a sérvia Bojana Jovanovski por 6-3 e 6-3, em 1h32, ao passo que Azarenka, 29.ª WTA, precisou de 2h18 para derrotar Irina Begu, por 6-4, 5-7 e 6-1, num encontro que terminou às 00h29 de Itália.
“Hoje tive uma adversária complicada e tive de me manter focada e sólida. Fiquei muito satisfeita pela forma como joguei, apesar de o meu serviço nem sempre ter funcionado de forma perfeita”,afirmou a campeã de 2011 e 2012, que recusou ainda comentar a desistência de Serena Williams, vencedora do torneio em 2013 e 2014. “Ela não era a minha próxima adversária, por isso não tenho nada a dizer. Não penso mais à frente”.
Maria Sharapova e Victoria Azarenka vão defrontar-se pela 15.ª vez e o confronto direto encontra-se… empatado 7-7. Em terra batida, a russa comanda por 3-0, dois dos encontros foram apenas resolvidos em três sets. Um autêntico duelo de gritos que promete aquecer o Campo Centrale.
A jornada de oitavos-de-final em Roma ficou marcada por mais um encontro dramático, que se prolongou por mais de três horas. Eugenie Bouchard serviu três vezes para o encontro diante de Carla Suárez Navarro e dispôs de um match point, mas acabou eliminada diante da espanhola por 6-7(2), 7-5 e 7-6(7). A canadiana perdeu agora 7 dos últimos 10 encontros que disputou.
A espanhola encara nos quartos-de-final a checa Petra Kvitova, campeã em Madrid, que arrasou com facilidade a antiga bicampeã do torneio (2007 e 2008) Jelena Jankovic, número 20 WTA, por 6-3 e 6-2, em pouco mais de uma hora. Suárez Navarro já bateu a checa por duas vezes esta temporada e em semanas seguidas, nos torneios do Dubai e Doha.
Eliminada na primeira ronda de Madrid, Simona Halep voltou a encontrar o seu melhor ténis na capital italiana. A romena arrasou por completo a norte-americana Venus Williams, campeã em Roma na temporada de 1999, por 6-2 e 6-1, em apenas 61 minutos, e marcou um duelo cem por cento romeno nos quartos-de-final com Alexandra Dulgheru, que superou Ekaterina Makarova por 6-4 e 6-3.
Carrasca de Ana Ivanovic e Belinda Bencic, Daria Gavrilova, oriunda da fase de qualificação, ainda teve pernas para bater mais uma suíça, Timea Bacsisnzky, rumo aos quartos-de-final mais importantes da carreira. A australiana bateu a helvética por 6-4 e 7-6(0) e marcou duelo na sexta-feira com Christina McHale.