Shang faz história para a China e vai discutir título em Chengdu com Musetti
À terceira foi de vez para Juncheng Shang! O jovem de 19 anos, que começou o torneio de Chengdu como número 67 do ranking ATP — esta segunda-feira já surge no 55.º posto –, apurou-se para a primeira final da carreira, depois de duas tentativas falhadas já este ano. Ainda por cima a jogar em casa, fez história a nível pessoal e também se tornou apenas no segundo chinês a garantir o acesso a um encontro decisivo a este nível, juntando-se a Wu Yibing, que foi campeão de Dallas na época passada.
Shang fez uma exibição madura e muito sólida para descomplicar a tarefa contra o experiente Yannick Hanfmann (95.º), com os parciais 6-4 e 6-4 a ditarem o apuramento para a final em Chengdu. O chinês não enfrentou qualquer break point durante todo o encontro e manteve-se sempre por cima da discussão, pelo que agora vai mesmo lutar pelo título.
O adversário será Lorenzo Musetti (19.º), o primeiro cabeça-de-série da prova asiática. O italiano colocou um ponto final no conto de fadas do qualifier Alibek Kachmazov (252.º), ao sair por cima com 6-4 e 6-2 no marcador. Será a quinta final da carreira e terceira em 2024 para Musetti, que não conquista qualquer título ATP há dois anos.