Serena Williams eleita jogadora do ano
Vencedora de três dos quatro Grand Slams e número um mundial incontestável, Serena Williams teve em 2015 um super ano e a comunidade tenística não o esqueceu na hora de colocar a cruz no boletim de voto.
A norte-americana de 34 anos foi eleita a melhor jogadora da temporada, sem qualquer surpresa, vencendo a votação da imprensa, com 79 por cento das preferências, e ficando em segundo na votação respeitante aos fãs, ao conquistar 37 por cento dos votos (Agnieszka Radwanska foi a jogadora com mais votos – 52 por cento).
Serena conquistou o Open da Austrália, Roland Garros e Wimbledon para chegar aos 21 Grand Slams da carreira, e ficar a apenas a um Major de igualar os 22 de Steffi Graf e de concretizar o Grand Slam de calendário. No total, amealhou 10 582,642 dólares em prize money, quantia que ultrapassou apenas em 2013 (12 385,572 dólares).
Esta é sétima vez que a norte-americana de 34 anos vence o troféu de Jogadora do Ano, depois de 2014, 2013, 2012, 2009, 2008 e 2002. Mas Serena não é a única das Williams a ser distinguida pela WTA, já que Venus viu o seu incrível final de temporada e a sua reentrada no top 10 recompensados, ao ser considerada o Regresso do Ano.
Bacsinszky e Gavrilova distinguidas
Timea Bacsinszky arrecadou o galardão de Jogadora que Mais Evoluiu, depois de um 2015 repleta de boas e repetíveis experiências: atingiu as meias-finais em Roland Garros, entrou no lote das dez melhores do mundo e conquistou os títulos em Monterrey e Acapulco.
Os resultados de encher a vista, entre eles as vitórias diante Maria Sharapova e Ana Ivanovic, fizeram Daria Gavrilova entrar no top 50 e ser, agora, distinguida como a Revelação do Ano no circuito feminino. Sania Mirza e Martina Hingis, donas e senhoras do circuito de pares, com nove títulos arrecadados, são, sem qualquer admiração, a dupla de 2015.