Sara Errani conquista a final do Rio Open 2015
Oitavo título da carreira. Sara Errani, primeira cabeça-de-série e número 16 do ranking mundial, travou a semana fantástica da jogadora eslovaca Anna Schmiedlova e conquistou na final do torneio WTA Rio Open, no Brasil, o seu primeiro título em quase dois anos.
Numa exibição extremamente equilibrada no primeiro set, que durou 73 minutos, Sara Errani teve de disputar o tie-break para assegurar o primeiro parcial, depois de não aproveitar o set point que teve, quando servia a ganhar 5-4. “O primeiro set foi duro. Jogámos por mais de uma hora. Ambas lutámos muito no primeiro set, ela estava a jogar muito bem e não me dava qualquer oportunidade”, referiu a italiana.
No segundo set, Errani carregou no acelerador e impediu Schmiedlova, de 20 anos, de impor o seu jogo, conseguindo rapidamente uma vantagem de 4-0 no marcador. A jogadora eslovaca, que nunca tinha sequer chegado aos quartos-de-final de um torneio WTA, não conseguiu acompanhar a italiana e acabou por ceder o encontro em pouco menos de 2 horas, para a italiana, com o marcador a anunciar os parciais de 7-6(2) e 6-1, no final da partida. “… no segundo set as coisas começaram a pender para o meu lado. Acho que fui fisicamente mais forte”, referiu Sara Errani , no final da partida.
“Ganhar um torneio é sempre especial. Este torneio foi fantástico e só levo boas recordações.”, confessou Errani, depois de um interregno de quase dois anos sem ganhar qualquer título de singulares (a italiana ganhou o seu último torneio em Acapulco, em 2013).
Com esta vitória, Sara Errani aproxima-se do top 10, assegurando a subida ao 12º lugar do ranking WTA (a sua melhor classificação foi o 5º lugar em 2013). Anna Schmiedlova, atual número 75, deverá subir amanhã ao 59º posto.