Rybakina e os performance byes: «Não faz sentido a número um não ter um bye»
O regresso dos performance byes ao circuito WTA é um tema que tem dado muito que falar. Tratou-se de algo inesperado e que revoltou algumas das melhores jogadoras do Mundo, que ficaram prejudicadas por isso mesmo. Elena Rybakina foi uma delas. A cazaque até desistiu de Tóquio e agora falou de forma aberta sobre isso no WTA 1000 de Pequim.
“Em Tóquio não estava feliz. Não me informaram sobre o performance bye. O que estava escrito era que em Tóquio haveria entre quatro e seis performance byes. O que não dizia era se se juntavam aos outros ou se tiravam algum. Aqui a regra é diferente e explicou-se melhor”, partilhou.
Leia também:
- — Eis o quadro do Masters 1000 de Xangai, com Alcaraz vs. Borges possível na 2.ª ronda
- — O inesperado comentário de Murray nas redes sociais a “picar” Djokovic em ponto com Federer
- — Sabalenka critica polémica regra dos byes: «Tens de merecê-los. Não entendo e não concordo»
Rybakina explicou de forma clara o que mais a revoltou. “Não acho que tenha sido bom colocar esta regra só no fim da época porque tivemos muitos torneios como este. Não faz sentido a número um do Mundo não ter um bye. Isto é algo para discutir com as jogadoras e ver como será a regra no futuro porque não se cumpriu durante quatro anos e por isso é que muitas tenistas, sobretudo as mais jovens, não sabiam. Não é assim tão difícil explicar como vai funcionar, por isso é que muitas jogadoras não estão contentes”, atirou.