Rafael Nadal: «Este ano não mereço férias»
Minado por lesões nos últimos anos, Rafael Nadal, número cinco do ranking mundial, tem vindo a afinar o seu ténis à medida que o tempo vai passando e, este sábado, tem a árdua tarefa de derrotar o sérvio Novak Djokovic, número um da hierarquia, para alcançar a final das Barclays ATP World Tour Finals de Londres. No entanto, os seus resultados na presente temporada não o têm convencido.
“Não fiz o trabalho como devia ter feito, por isso não mereço férias este ano. Vou ter alguns dias de descanso depois deste torneio aqui em Londres e depois vou para um evento de caridade para a minha fundação. Depois disso vou treinar o físico, provavelmente na quarta-feira, quinta-feira e sexta-feira vou estar no ginásio”, confessou aos jornalistas o maiorquino.
Uma pré-epoca de 2016 que vai contar igualmente com a presença do número um português João Sousa. “Na próxima semana vou treinar um pouco mais o ténis em si e também o físico e vou ter o João Sousa a treinar comigo em Maiorca durante alguns dias”, mencionou Nadal, que estará com o vimaranense entre 13 e 20 de dezembro.
“Agora estou bem. Venho de um período difícil e de repente estou a sentir-me melhor. É ótimo para mim competir com os melhores em termos de motivação. Existe muita energia positiva, tenho trabalhado arduamente e quero iniciar 2016 com a energia que tenho neste momento. Se me mantiver a jogar assim durante o próximo ano vai ser certamente uma boa época”, rematou o ex-número um mundial.
Detentor de três títulos em 2015, Rafael Nadal atingiu os quartos de final do Open da Austrália, em janeiro, e em Roland Garros, em inícios de junho. Para além disso, Nadal foi eliminado na segunda ronda de Wimbledon e na terceira eliminatória do Open dos Estados Unidos.