Quebra-cabeças: Nadal não ganha um tie-break a um top 10 há 15 meses
A força mental de Rafael Nadal é um dos aspetos que até os adversários destacam imediatamente no espanhol. No entanto, há uma falha que se tem vindo a repetir nos encontros do número dois mundial e que se voltou a verificar no desaire frente a Stefanos Tsitsipas. Falamos do autêntico quebra-cabeças que Rafa vive nos… tie-breaks diante de jogadores da elite.
Ora, frente a membros do top 10, Nadal não consegue vencer um desempate há 15 (!) meses. É preciso recuar às ATP Finals de 2019 para encontrar esse último tie-break a favor do maiorquino, na altura para derrotar Daniil Medvedev com os parciais 6-7(3), 6-3 e 7-6(4). Dessa altura até agora, contam-se nove tie-breaks sempre a caírem para o adversário de elite de Nadal.
A Medvedev seguiu-se Stefanos Tsitsipas (um tie-break) ainda na fase de grupos das ATP Finals, Novak Djokovic na ATP Cup de 2020 (um), Dominic Thiem no Open da Austrália de 2020 (três), Dominic Thiem nas ATP Finals de 2020 (dois), Daniil Medvedev nesse mesmo torneio (um) e, agora, Tsitsipas em Melbourne. Um pesadelo que certamente começa a atormentar o espanhol…