Quatro portugueses na segunda ronda do ITF M25 da Figueira da Foz
O arranque do quadro principal do Figueira da Foz International Mens Open – torneio ITF M25 organizado pelo Tennis Club da Figueira da Foz entre os dias 29 de junho e 7 de julho com o apoio total da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal da Figueira da Foz – não podia ter corrido melhor às aspirações nacionais. Vasco Prata, Tiago Silva, Diogo Morais e Tomás Pinho avançaram para a segunda eliminatória, o último às custas de João Portugal.
O encontro português entre Tomás Pinho e João Portugal (2037.º da tabela masculina e convidado pela organização) era o grande destaque da jornada e o mais velho (22 para 19) não teve problemas de maior em seguir em frente. Pinho, oriundo da fase de qualificação, prevaleceu por 6-2 e 6-1 em 80 minutos e garantiu o primeiro ponto ATP da carreira e a estreia no ranking mundial no próximo dia 14 de julho, fruto do sucesso inaugural num quadro principal de torneios ITF, naquela que foi a terceira tentativa.
Tomás Pinho é atleta da Texas A&M e os quatro vencedores lusos da jornada têm em comum o facto de estudarem nos Estados Unidos da América e todos estão a um ano da conclusão. No entanto, é o único dos quatro com certezas quanto ao profissionalismo mal o canudo esteja na mão.
Antes, já Vasco Prata e Tiago Silva tinham vencido ainda pela manhã-
Em pausa escolar, os jovens de 21 e 20 anos, respetivamente, estão a aproveitar para competir internacionalmente nas provas em solo português e esta terça-feira viveram embates bem distintos.
Tiago Silva (1519.º) estava no total comando dos acontecimentos e quando liderava por 6-2 e 4-1 viu o espanhol Ivan Marrero Curbelo (716.º) desistir devido a doença. Ainda assim, em nada belisca a exibição do nortenho, bastante agressivo do início ao fim e com 14 ases em 60 minutos de compromisso.
O atleta da Universidade do Pacífico, na Califórnia – vai iniciar em agosto o derradeiro ano – pode agora defrontar um compatriota na segunda eliminatória, isto casoGastão Eliasconfirme os pergaminhos de segundo cabeça de série (e mais cotado curricularmente da prova) na jornada que se segue diante do espanholDaniel Lara Salmeron.
Quanto a Vasco Prata, da Universidade da Carolina do Norte, em Charlotte, e beneficiário de umwild cardda organização do torneio como Silva, precisou de 2h12 para seguir em frente. Num dia quente no Oeste, a tenacidade, a capacidade de devolver várias bolas e variar jogo foram chave para o triunfo do tenista de 21 anos (1453.º) com os parciais de 6-4, 3-6 e 6-3, recuperando de 4-1 no primeirosete 2-0 no decisivo.
Prata também pode agora apanhar um português pela frente, o que é natural face aos 14 (de 32) presentes no quadro principal. O vencedor do embate desta quarta-feira entreTomás LuíseDarwin Blanch(quinto pré-designado) será o seu opositor.
Para Tiago Silva, o sucesso deste dia traduz-se no nono numa primeira ronda de torneios ITF, segundo na presente temporada e quarto no total num M25. Para Vasco Prata, o rácio é impressionante: Ao sexto quadro principal internacional somou o quinto êxito. E, ao contrário de Silva, sabe o que é atingir os quartos de final, que amealhou no Eupago Porto Open de há cerca de um ano.
O último a seguir em frente foi Diogo Morais e foi o que precisou de suar mais. Quase três anos depois de se estreado norankingATP,Diogo Moraisvai voltar a ingressar na tabela masculina ao avançar para a segunda ronda na Figueira da Foz.
Numa batalha de 3h03, o lisboeta de 20 anos prevaleceu contra o australianoEdward Winter(648.º ATP) através dos parciais de 4-6, 7-6(4) e 6-4, num duelo no qual reagiu da melhor forma ao desperdício de um 5-2 (ematch point) nosetdecisivo
Esta foi a terceira vitória de Morais – atleta da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara– em quadros principais de torneios ITF, primeira desde outubro de 2022.
Para esta quarta-feira estão reservados os restantes encontros da primeira eliminatória. Dos 11 duelos agendados, a partir das 11 horas e com entrada livre no Tennis Club da Figueira da Foz, há nove portugueses em ação e três confrontos entre jogadores da casa – Tiago Pereira contra Hugo Maia, Guilherme Valdoleiros face ao lucky loserDaniel Batista (parceiros de pares neste torneio e adversários de novo uma semana depois) e João Domingues contra João Graça, colegas de treino nas Olaias e igualmente parelha na variante de pares.
Gastão Elias, Pedro Araújo e Tomás Luís também vão à procura de avançar no quadro.