Puig desceu à terra duas semanas depois. «Queria ter tido mais tempo para sair da nuvem»
O ténis não pára e o ritmo alucinante a que tudo acontece pode por vezes ser cruel. Monica Puig, campeã olímpica no Rio de Janeiro há duas semanas, protagonizou a grande surpresa da jornada no quadro feminino do US Open e foi eliminada logo na primeira ronda esta segunda-feira, confirmando a ideia de que não teve de tempo se recompor das emoções (e das festas) a que tem sido sujeita nos últimos dias.
Irreconhecível, pouco confiante, muito errática e emocionalmente apática, Puig não resistiu à chinesa SaiSai Zheng, que triunfou por 6-4 e 6-2, e no final admitiu que gostaria de se ter preparado de outra maneira. “Foram duas semanas loucas, sempre de um lado para o outro. Gostaria de ter tido mais tempo para ‘sair da nuvem’, mas o calendário não te permite isso”.
Puig foi o nome mais sonante a ficar pelo caminho, mas não a única cabeça-de-série, já que outras cinco também caíram: Barbora Strycova (18.ª), Irina Begu (21.ª), Sara Errani (27.ª), Coco Vandeweghe (28.ª) e Misaki Doi (30.ª) foram todas eliminadas logo na primeira ronda.
Em sentido inverso, as cinco top 10 da parte inferior do quadro venceram todas: Angelique Kerber, Garbine Muguruza, Madison Keys, Roberta Vinci e Svetlana Kuznetsova estão todas na segunda ronda. Só Muguruza e Keys perderam sets.