PTPA de Djokovic abre a porta a circuito paralelo ao ATP mas não serão eles a organizá-lo
Ex-presidente associação de jogadores da NFL (liga de futebol americano) e fundador da OneTeam Partners, Ahmad Nassar foi contratado em agosto para liderar a PTPA (Associação de Jogadores de Ténis Profissionais), um sindicato de jogadores fundado em 2020 por Novak Djokovic e Vasek Pospisil. Em entrevista ao SportsPro Podcast, Nassar abriu espaço para um circuito rival do ATP, embora tenha negado que já estão a tentar fazê-lo.
Segundo Nassar, a PTPA não pretende criar um circuito rival. Ele disse que o órgão está focado em melhorar as oportunidades de ganhos fora dos courts e as condições de trabalho para tenistas masculinos e femininos. “Quando a PTPA foi criada há alguns anos, havia uma presunção de que seria uma rival do ATP. Grande parte do que tenho tentado fazer nos últimos meses é dissipar essa noção. Não tenho certeza se faria sentido para uma associação de jogadores operar seu próprio circuito”, argumentou.
No entanto, o dirigente revelou que a PTPA acolherá propostas de quem quiser criar um novo circuito para rivalizar com ATP e WTA, acrescentando que o órgão representativo sempre atuará no melhor interesse dos jogadores coletivamente. “Faz parte do nosso trabalho representar esses jogadores, mas também perguntar: ‘Qual é a estrutura ideal para o desporto a longo prazo em benefício dos jogadores?#8217; Mas também a pensar em fãs, patrocinadores, circuitos e donos de torneios”, disse.
“Faríamos parceria com outras pessoas, negociaríamos com outras pessoas? Absolutamente. Esse é o nosso trabalho. Negociaremos com quem quiser contratar tenistas, negociaremos com quem quiser fazer coisas em nome deles, sejam patrocinadores, eventos ou qualquer outro tipo de oportunidade para os jogadores. É por isso que existimos e é por isso que os jogadores criaram a organização”, complementou Nassar.