Portugueses com sortes distintas na qualificação do Porto Open
O renovado Complexo Desportivo do Monte Aventino assistiu hoje ao arranque da edição de 2019 do Porto Open, a vigésima daquela que é a única prova internacional em Portugal com um quadro masculino e feminino.
No total, foram 22 os tenistas portugueses que estiveram presentes neste primeiro dia de qualifying, com 6 a conseguirem a presença na última ronda de acesso ao quadro principal.
Gonçalo Falcão não vacilou perante Bernardo Gândara e seguiu em frente com os parciais de 6-1 e 6-0. Segue-se agora o brasileiro Bernardo Azevedo Pereira e Oliveira. Também Francisco Dias figurará na última ronda da fase de qualificação, onde defrontará Ewen Lumsden, após vencer Alexander Chepik (6-4 e 6-3).
Daniel Rodrigues e Tiago Torres também conseguiram vencer no dia de hoje. Enquanto o primeiro bateu o francês Arthur Barnabe (6-2 e 6-1), o segundo deixou para trás Noah Berry, dos EUA, pelos parciais de (7-5, 3-6 e 10-6).
Também Afonso Salgado conseguiu garantir a presença na última fase do qualy ao vencer Bernardo Roque pelos parciais de 7-6(4) e 6-2. O mesmo aconteceu com Paulo Fernandes que se superiorizou a Afonso Portugal, por 6-2 e 6-1.
A jogar nas instalações do Club Sportivo Nun’Álvares, as jogadoras portuguesas não tiveram a mesma sorte. Sofia Pinto não conseguiu superar Irys Akani (6-1 e 6-3) e teve o mesmo destino que Madalena Peneda, Rosário Louro e Madalena Amil, tenistas portuguesas que também não alcançaram a almejada vitória e a entrada no quadro principal.
Neste momento, joga-se ainda no Monte Aventino com Diogo Marques a medir forças com Sizyia Kivanda, no Court Central, enquanto que Bernardo Teixeira defronta Derrick Chen, no Court 2.
Amanhã, o Porto Open assistirá ao término da Fase de Qualificação masculina e ao início dos jogos da vertente de pares masculinos e femininos. A entrada é gratuita ao longo de toda a semana, exceto no domingo, dia reservado para as finais dos quadros de singulares.