Portugal-Ucrânia, 1-0: Gastão Elias abre a eliminatória e dá o primeiro ponto a Portugal
Está terminado o primeiro e longo encontro da segunda eliminatória da Taça Davis 2017, que opõe Portugal à seleção da Ucrânia, no Grupo I da Zona Europa/África. A equipa das quinas venceu o primeiro encontro pelas mãos de Gastão Elias, número dois nacional e atual 90º classificado do ranking mundial.
Num encontro que se previa muito mais fácil, Gastão Elias acabou por ter de puxar pelos galões para derrotar Artem Smirnov, atual 507º classificado do ranking, por 6-4 7-6(1) 6-7(6), 3-6 e 6-1, após mais de 4h30 de encontro. Foi um encontro super disputado, e Gastão chegou mesmo a dispor de quatro match points no terceiro set!
Em declarações à imprensa logo após o encontro, Gastão não deixou de elogiar o seu adversário: “No ténis tanto pode ser um jogo de quarenta minutos como um jogo de quatro horas, e hoje foi mais perto das quatro horas. Foi uma guerra incrível, o meu adversário esteve excecional, jogou um ténis extraordinário, e eu dei o meu melhor do início ao fim. Houve muitos momentos em que a situação estava difícil, muito difícil de controlar, mas soube dar a volta no quinto set.”
“Eu ganhei os dois primeiros sets, mas foram por muito pouca margem. Os dois primeiros sets foram muito equilibrados, podia ter fechado o encontro em três sets, tive vários match points, mas não os aproveitei, e depois ele cresceu muito em termos de confiança, ajudou muito ele ter ganho aquele terceiro set, deu-lhe muita força para continuar em jogo. Depois a partir daí foi uma guerra, foi mais coração e físico do que outra coisa.”, concluiu Gastão.
O número dois português garante assim o primeiro ponto para Portugal, que tem de obter pelo menos três pontos para vencer a eliminatória. Logo de seguida entra em campo o número um nacional, João Sousa, frente ao número três ucraniano, Nikita Mashtakov, atual 1559º ATP.
O confronto entre Portugal e Ucrânia decorre até dia 9 de abril, no CIF, no Restelo. A seleção nacional conta ainda com Pedro Sousa e João Domingues.