Portugal 1-3 Áustria: Emocionado João Sousa sem argumentos perante Dominic Thiem
Foi com uma derrota do número um português que terminou a participação de Portugal na primeira ronda do grupo I da zona euro-africana da Taça Davis. O vimaranense João Sousa, a jogar perante o seu público, não resistiu ao ténis mais profundo do mais cotado Dominic Thiem, 14.º ATP, e saiu derrotado em três parciais, por 6-2, 6-4 e 6-2, fixando o resultado em 3-1 e a vitória para a Áustria no confronto.
Depois de ter alcançado o primeiro e único ponto para Portugal na sexta-feira, derrotando o esquerdino e número dois austríaco Gerald Melzer, João Sousa acabou por não conseguir contrariar a maior profundidade de bola e consistência de Thiem, que esta temporada já conquistou dois títulos no circuito principal ATP (Buenos Aires e Acapulco).
Sousa, a jogar na sua cidade natal desde que ganhou o torneio challenger em Guimarães, ainda chegou a ameaçar a superioridade de Thiem na segunda partida, chegando a 4-4 e conseguindo suportar as trocas de bola. No entanto, a partir desse momento Sousa tornou-se demasiado errático de fundo do court e o austríaco aproveitou para selar o encontro.
“Ele jogou bem e tenho de dar lhe dar os parabéns por isso. Vocês foram incríveis como sempre. Muito obrigado”, disse Sousa visivelmente emocionado em entrevista em court, com o público a gritar “Guimarães, Guimarães!”.
Com a derrota de João Sousa, a eliminatória fica perdida e obriga a seleção portuguesa a disputar o play-off de despromoção ao Grupo II em 2017. O quinto e último embate do compromisso com a Áustria estava escalado para Gastão Elias e Gerald Melzer, mas, uma vez que a eliminatória está decidida, é Pedro Sousa quem entra em campo para medir forças com Dennis Novak..