Portugal 1-0 Marrocos: João Sousa atropela na estreia
Arrasador. É desta forma que se pode descrever a prestação de João Sousa no primeiro encontro da eliminatória de Portugal frente a Marrocos. O número um nacional tinha pela frente Yassine Idmbarek, número 759 do mundo, a quem aplicou um verdadeiro corretivo com os parciais de 6-0, 6-0 e 6-2 em pouco mais de um hora de duração.
A diferença de níveis era já um dado adquirido antes ainda do arrancar do duelo, mas a verdade é que João Sousa mostrou que os problemas físicos que o andaram a incomodar durante a semana parece não o terem afetado nesta sexta-feira.
O número 52 da hierarquia mundial aplicou desde cedo pressão no seu oponente, que ia aumentando consideravelmente o número de erros à medida que o marcador se desenrolava. Com 41 minutos dentro do court, montado no interior do Centro de Alto Rendimento do Jamor, o jogador de 25 anos ia demonstrando um jogo variado, sólido e com poucos erros que lhe deram os dois primeiros sets sem perder qualquer jogo.
O primeiro jogo do Marrocos chegou apenas no início da terceira partida. Idmbarek, de 28 anos, estreou o marcador mas não voltou a somar mais qualquer jogo até à reta final, onde ainda conseguiu devolver uma das quebras. Com sensivelmente 80 minutos decorridos, o jogador português dava o primeiro ponto da eliminatória à sua equipa.
Dentro de poucos momentos, Rui Machado vai entrar em court para tentar dar continuidade à supremacia de Portugal frente a Lamine Ouahab, número 330 do mundo.