Pedro Sousa não vacila e já está nos 'oitavos' do Challenger de Alphen
Pedro Sousa, número dois nacional e que esta semana ocupa a sua melhor posição de sempre, no 127.º posto da classificação mundial, começou a sua participação no Challenger holandês de Alphen com o pé direito. O jogador lisboeta passou ainda por algumas dificuldades mas fez valer o seu estatuto de segundo cabeça-de-série para derrotar o sérvio Pedja Krstin, por 6-4, 4-6 e 6-2 ao cabo de 1h56.
A primeira partida começou com uma troca de breaks iniciada por Pedro Sousa que, depois de perder pela primeira vez o serviço para o número 269 do mundo, soube manter-se firme e recuperar a vantagem, conseguindo uma liderança por 5-2 sem qualquer outro ponto de break enfrentado. O lisboeta escorregou quando chegou o momento de servir para fechar o set mas, depois de um longo jogo, acabou por roubar novamente o serviço a Krstin ao cabo de 44 minutos, terminando um set equilibrado com erros de parte a parte.
No segundo set, Pedro Sousa não conseguiu manter o ascendente e perdeu quatro dos primeiros cinco jogos, depois de desperdiçados cinco break points no mesmo jogo de serviço do adversário (a 1-0) e mais cinco quando perdia por 3-4. Krstin chegou mesmo a igualar o marcador e a liderar por 1-0, com o serviço do seu lado, no arranque do terceiro set, mas valeu a pressão imposta pelo jogador luso de 29 anos para arrebatar o triunfo e garantir assim um lugar nos oitavos-de-final da prova, depois de conquistar no passado domingo o terceiro título Challenger da sua carreira.
Na próxima ronda, Pedro Sousa vai encontrar Tallon Griekspoor, número 343 do mundo, que levou a melhor frente a Lucas Miedler em pouco mais de duas horas.