Osaka e a estreia em Roland Garros: «Nunca tinha estado tão nervosa»

Por José Morgado - Maio 28, 2019

Naomi Osaka, número um mundial e vencedora dos últimos dois torneios do Grand Slam, apanhou esta terça-feira um enorme susto durante o seu encontro da primeira ronda de Roland Garros, em que acabou por vencer depois de perder o primeiro set por 6-0. A japonesa de 21 anos, que até fez uma temporada de terra batida interessante (quartos-de-final em Roma e Madrid e ‘meias’ em Estugarda), admitiu que nunca se tinha sentido tão nervosa na vida quanto neste encontro.

“Foi muito estranho, porque acho que nunca tinha estado tão nervosa em toda a minha vida. Aliás, vocês podiam ver no primeiro set: eu literalmente não conseguia meter duas bolas seguidas dentro do court. E foi estranho, porque normalmente os nervos vão passando com o tempo, mas desta vez estiver nervosa do início ao fim. Isso incomodou-me bastante”, confessou em conferência de imprensa.

Osaka tentou ainda dar uma explicação para os seus nervos. “Podia dar-vos uma explicação lógica, mas eu não sou uma pessoa nada lógica. Por isso nem sei. Mas é preciso ver que é o meu primeiro Grand Slam como número 1 e a primeira vez que joguei no Philipp Chatrier. Tudo isso fez com que eu não estivesse tão à vontade”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt