Os 20 anos de Roger Federer no circuito ATP
Pode parecer mentira mas Roger Federer nem sempre esteve no topo a conquistar vitórias e títulos importantes. O suíço também teve que passar por toda uma ascensão até chegar aos primeiros lugares do ranking e hoje é um dia que o helvético jamais irá esquecer. É que o dia 22 de setembro assinala 20 anos em que Federer conquistou o seu primeiro ponto ATP, ficando então classificado no 803º lugar – 5 postos atrás estava um tal de Llyeton Hewitt -.
Em declarações ao site oficial do ATP World Tour, o tenista de 36 anos recorda com felicidade a sua entrada no ranking. “Nunca me irei esquecer desse momento e da emoção que senti. Foi o início de um longo caminho para mim“, confessou o suíço, admitindo a importância e o significado que foi ter somado o seu primeiro ponto. “O ranking ATP é onde tudo começa para cada jogador. Tudo consiste em pôr o pé e dar o primeiro passo e veres o teu nome no ranking pela primeira vez. Creio que isso é o bom do nosso desporto, já que a classificação dá-te um barómetro preciso de onde estás em relação aos teus companheiros. O computador não mente“.
Escusado será dizer o que se seguiu para o ‘Maestro’. Até à data, 93 títulos conquistados, 19 deles em torneios do Grand Slam e 26 em Masters 1000, um recorde de 1119-249 (vitórias e derrotas), 302 semanas como líder da hierarquia mundial e, de acordo com o ATP, mais de 121 mil pontos conquistados ao longo de toda a sua carreira. “É incrível pensar que 20 anos depois estou ativo e com a oportunidade de acabar 2017 como número 1. Nunca imaginei uma longevidade assim”, concluiu.