O campeão voltou. Novak Djokovic ganha Wimbledon pela 4.ª vez em oito anos
Foram precisos esperar mais de dois anos, passar por lesões, uma operação, muitas derrotas inesperadas e várias trocas de treinador mas o campeão… voltou. Novak Djokovic, de 31 anos, conquistou este domingo a edição de 2018 do torneio de Wimbledon: é o seu quarto título no All England Club nos últimos oito anos — depois de 2011, 2014 e 2015 –, aos quais junta ainda a final perdida em 2013, para Andy Murray. Contas feitas, Djokovic soma agora 13 títulos do Grand Slam e isola-se no quarto posto dos maiores campeões de Grand Slam da história, apenas atrás de Roger Federer (20), Rafael Nadal (17) e Pete Sampras (14).
Na final da edição de 2018 do emblemático Grand Slam londrino, Djokovic derrotou num encontro sem grande história o gigante sul-africano Kevin Anderson, número oito ATP, de 2,03 metros, por 6-2, 6-2 e 7-6(3), em 2h16, num encontro em que apenas o terceiro set ofereceu alguma luta e energia por parte de Anderson.
Djokovic, muito mais fresco apesar da meia-final com Rafael Nadal igualmente exigente, controlou por completo as operações, mostrando-se mais eficaz em todos os capítulos do jogo durante o primeiro e segundo sets: fundo do court, movimentação (claro!), resposta e até… no serviço, onde o sul-africano esteve muitos furos abaxo nas duas primeiras partidas.
Fortemente apoiado pelo público, Anderson melhorou muito a qualidade do seu ténis no terceiro set. O sul-africano criou várias oportunidades, teve dois set points no 10.º jogo e mais três no 12.º — no serviço de Djokovic — mas o sérvio cerrou os dentes para salvá-los e empurrou a decisão do parcial para um tie-break, onde acabou por ser melhor.
https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/Wimbledon/status/1018518045164294150