Nadal volta a ser sonho do Millennium Estoril Open para 2023
Em 2022, a organização do Millennium Estoril Open esteve muito perto de fechar a presença histórica de Rafael Nadal, o melhor de todos os tempos em terra batida, no torneio português. Na altura, o diretor João Zilhão e a sua equipa nunca quiseram publicitar esse ‘quase’, mas foi o próprio Nadal, questionado por nós durante o Masters 1000 de Madrid, que assumiu ter estado muito perto de comprar bilhete para regressar a Portugal pela primeira vez desde 2004.
Um ano depois, a história pode repetir-se, uma vez que Nadal está de novo lesionado na antecâmera do torneio português, que volta a ‘bater’ na previsível data em que o maiorquino de 36 anos fica apto para competir. Por essa razão, a organização do maior evento tenístico nacional tem a ténue esperança de poder convencê-lo a jogar o evento em 2023, como de resto avança também esta quarta-feira o jornal ‘O Jogo’.
Caso Rafa recupere nas próximas semanas da sua lesão muscular no psoas, há pros e contra: por um lado, regressar no Estoril seria, em teoria, mais fácil para Nadal, tendo em conta que o quadro é previsivelmente mais acessível que o do Masters 1000 de Monte Carlo, na semana seguinte. Por outro, é pouco provável que Nadal jogue cinco torneios seguidos em terra batida: é que o espanhol também tem participação prevista em Monte Carlo, Barcelona, Madrid e Roma…
Como é sabido, a contratação de Nadal para um torneio desta dimensão custa normalmente muito dinheiro, mas o interesse do espanhol em poder regressar mais cedo — e num torneio mais pequeno — pode fazê-lo vir a Portugal… de forma menos dispendiosa…