Nadal resiste a mais uma batalha em Bastad e volta a uma final mais de dois anos depois
Foi preciso sofrer e ir pelo caminho difícil, mas Rafael Nadal está de volta a uma final mais de dois anos depois! O espanhol de 38 anos, atual número 261 do ranking mundial, regressou ao court depois das quatro loucas horas dos ‘quartos’ com Mariano Navone e ultrapassou Duje Ajdukovic, ao gastar mais três parciais para assinar um lugar na final do ATP 250 de Bastad.
Rafa bateu o croata, 130.º do ranking ATP, com os parciais 4-6, 6-3 e 6-3, em 2h13, num encontro em que começou devagar — logo a perder por 3-0 com dois break de desvantagem –, sendo que já não recuperou a tempo de evitar a perda do primeiro parcial. O caso parecia mal parado, já que Ajdukovic entrou no segundo set com nova quebra de serviço, mas a reação começou aí.
Leia também:
- — Roddick rende-se a Djokovic: «É incrível que tenha chegado à final de Wimbledon»
- — Os números que mostram que Nadal é o rei das maratonas em três sets
- — Nuno Borges torna-se no sexto português a chegar às meias-finais no circuito ATP
Nadal forçou o terceiro parcial e abriu a vencer por 3-0, com dois breaks, no terceiro parcial, antes de ter uma nova quebra de rendimento. O qualifier croata restabeleceu a igualdade, mas o maiorquino voltou a acelerar e garantiu o acesso à sua primeira final desde que conquistou Roland Garros em 2022. É a 131.ª final da carreira, reforçando o quinto posto de sempre.