Musetti entrou apupado e saiu ‘escoltado’ do court em Pequim após acusações de xenofobia na China
Lorenzo Musetti encontra-se no centro de uma polémica depois de ter proferido, durante o Open da China, um comentário considerado xenófobo em relação ao público local. No tie-break do encontro frente a Giovanni Mpetshi Perricard, o italiano deixou escapar a frase: “Esses chineses estão sempre a tossir”, captada pelos microfones de campo e rapidamente disseminada nas redes sociais.
A reação não tardou e muitos adeptos acusaram o tenista de xenofobia, apontando à generalização feita sobre os chineses. Confrontado com a repercussão, Musetti usou as redes sociais para pedir desculpa. O jogador, de 23 anos, reconheceu que se expressou de forma “errada e inapropriada”, garantindo que as palavras foram fruto da frustração de momento e dirigidas apenas a alguns elementos da assistência. Musetti sublinhou ainda sentir-se sempre bem recebido na China, lamentando ter ofendido adeptos e assegurando que não teve qualquer intenção discriminatória.
Os fãs terão lido a explicação… mas nem todos a aceitaram. Musetti foi apupado ao entrar em court para a segunda ronda diante do francês Adrian Mannarino. No final do encontro, em que voltaria a vencer, o italiano pediu desculpa, quer através de gestos, quer através da lente da câmara. O jovem de 23 anos ainda deu alguns autógrafos, mas sempre acompanhado de cinco seguranças, que o escoltaram com precaução até à saída do campo…
Eis o momento em que Musetti pediu desculpa ao público…