Madrid, dia 1: O Conquistador agarrou a segunda oportunidade
João Sousa apadrinhou o primeiro dia do Bola Amarela no Mutua Madrid Open 2015 com uma das suas melhores vitórias de 2015. O número um nacional, que a meio da tarde de domingo estava totalmente fora do torneio, entrou no quarto Masters 1000 da temporada como lucky-loser e soube aproveitar a oportunidade como um verdadeiro guerreiro.
Depois de uma semana complicada em Portugal e de uma fase de qualificação muito dura, com seis sets disputados em pouco mais de 24 horas, o vimaranense entrou no Estádio 3 da Caixa Mágica com a atitude ideal diante de um jogador com as caraterísticas de Jerzy Janowicz. Calmo, focado, controlado e a executar bem todas as pancadas, Sousa foi colocando pressão sobre o gigante polaco, que recentemente tem jogado pouco ténis e, por isso, não se apresenta no seu melhor momento de forma.
No court estavam muitos portugueses, que teimaram em não ficar calados e foram apoiando João Sousa. “Vamos João, acredita!”, foi uma das frases mais ouvidas durante a 1h27 de duração do duelo. “Fiquei surpreendido desde o primeiro dia com a quantidade de portugueses. É sempre bom sentir o carinho do público e foi fantástico este apoio. É ótimo poder dar alegrias a quem me apoia”. E deu mesmo. Com o ténis e a atitude que o fizeram quebrar todas as barreiras históricas do ténis português, sem desculpas ou reclamações.
Esta terça-feira, Madrid veste-se de gala para voltar a ver jogar o melhor tenista luso de sempre, em sessão noturna, diante de Stanislas Wawrinka, número nove ATP e um dos naturais candidatos ao título. O encontro vale não só uma vitória que seria história para João Sousa, como a eventual qualificação para os primeiros oitavos-de-final Masters 1000 da carreira.
Serena arrasa Stephens
O nosso primeiro dia em Madrid fica ainda marcado pela qualificação de Serena Williams para os oitavos-de-final do torneio espanhol. A norte-americana, que em 2014 desistiu antes de disputar os quartos-de-final, arrasou a mais jovem compatriota Sloane Stephens, com quem tem um passado-recente pouco saudável, por 6-4 e 6-0, em menos de uma hora. A número um mundial pode defrontar Victoria Azarenka nos “oitavos”, se a bielorrussa ultrapassar Ajla Tomljanovic na terça-feira.