Luís Faria campeão em Vila do Conde; Salvador Bandeira, Martim Vilela e Francisca Jorge felizes em pares
Com sol, bancadas repletas de um público entusiasta e ténis de boa qualidade, não podia ter corrido melhor esta jornada de decisões da Vila do Conde Junior Tennis Cup, evento de grau 5 da ITF.
Na prova feminina, defrontaram-se a portuguesa Francisca Jorge e a russa Ekaterina Shalimova, primeira e segunda cabeças-de-série, respetivamente. Se no dia anterior comemoravam o título na final de pares, hoje o cenário era distinto.
Francisca Jorge tentava revalidar o título conquistado em 2015 ao passo que Shalimova tinha como ambição ficar no lote restrito das vencedoras nesta prova. Num encontro nem sempre bem jogado mas muito disputado, foi mais eficaz a russa, que, com um duplo 6-4 conseguiu vencer a portuguesa e sagrar-se campeã.
Na final masculina, Luis Faria, o nosso único representante ainda em prova, tinha como oponente um jovem suíço muito determinado e com um ténis cativante. Porém, o vimaranense que treina no C.A.R. (Centro de Altor Rendimento, em Lisboa), com um ténis muito sólido durante quase todo o encontro não deu grandes hipóteses a Tom Cecchetto, aplicando um duplo 6-2 ao simpático tenista helvético para gáudio da enorme falange de apoio que o acompanhou.
Nos pares, a dupla portuguesa Salvador Bandeira e Martim Vilela levou a melhor sobre a formação composta pelo brasileiro João Gonçalves Ceolin e o alemão Robert Strombachs, ao passo que na final feminina, a portuguesa Francisca Jorge e a russa Ekaterina Shalimova beneficiaram da lesão da alemã Santa Strombach, que fazia dupla com a portuguesa Rebeca Silva, para conquistarem o título.
Na entrega de prémios destaque para a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, António Caetano, que destacou a importância que esta prova teve, tem e continuará a ter para a autarquia que tenciona continuar a apoiá-la como tem feito até aqui.