Lembra-se quem foi o último campeão de um torneio ATP sem ter de jogar a final?
Milos Raonic optou este domingo por desistir pouco antes do arranque da sua final do ATP 250 de Delray Beach, diante de Jack Sock, e o evento norte-americano acabou por não ter uma final pela primeira vez na sua história. Uma situação muito rara, mas não única no circuito ATP.
A última vez que tal situação ocorreu no circuito ATP foi num dos torneios mais importantes do Mundo e entre dois protagonistas de grande relevo. Roger Federer preparava-se para disputar a final das ATP World Tour Finals de Londres em 2014 diante de Novak Djokovic, quando se viu forçado a desistir com uma lesão nas gostas, que em caso de arriscar competir o poderia afastar da final da Taça Davis (que a Suíça ganharia) cinco dias depois. Nessa situação, ficou célebre a atitude de Andy Murray, que foi a correr até à O2 Arena para jogar uma pequena exibição com Djokovic.
Entre as senhoras, há um caso mais recente: Carla Suárez Navarro desistiu antes da final do Premier de Antuérpia, onde ia defrontar Andrea Petkovic. A alemã jogou depois também um encontro de exibição diante de Kim Clijsters, que era a diretora da prova.