João Sousa perde para Bernard Tomic na primeira ronda em Cincinnati
João Sousa deu por concluída esta terça-feira a sua participação no Western & Southern Open 2016, em Cincinnati. O número um português e 36.º do ranking mundial sofreu um desaire precoce ao ser eliminado na primeira ronda da prova ATP Masters 1000, que na fase de qualificação contou com a presença de Gastão Elias, ultrapassado na ronda de acesso ao quadro principal.
Depois de ter carimbado uma das duas vitórias olímpicas de Portugal no Rio de Janeiro, Sousa viajou até aos Estados Unidos e sucumbiu perante o australiano Bernard Tomic, ex-top 20 mundial e atual 21.º da hierarquia, caindo pelos parciais de 6-4 e 6-3, num duelo com a duração de 79 minutos e que chegou a ser interrompido pela chuva a 3-3 do primeiro set.
O vimaranense de 27 anos e pupilo de Frederico Marques ainda colocou o compromisso equilibrado durante a fase inicial. No entanto, acabou por não atuar ao seu melhor nível perante um jogador mais sólido de fundo do court. No capítulo estatístico, Sousa até disparou oito ases e ganhou 70% de pontos com a primeira bola, mas não conseguiu converter os quatro pontos de break de que dispôs.
Na próxima semana, João Sousa, que em Cincinnati nunca ultrapassou a segunda eliminatória, mantém-se em solo norte-americano para disputar o evento ATP 250 de Winston-Salem, onde estará também Gastão Elias.