João Sousa não resiste a Stan Wawrinka em Madrid
Chegou ao fim a prestação de João Sousa no Mutua Madrid Open. O número um nacional, que entrou no quadro principal com o estatuto de lucky loser, perdeu na jornada noturna desta-terça feira para Stanislas Wawrinka pelos parciais de 7-6(1) e 7-5, apesar de ter dado uma boa réplica ao número nove mundial.
Depois de uma excelente vitória para Jerzy Janowicz na primeira ronda, João Sousa tinha hoje uma tarefa bem mais complicada contra um oponente com que já tinha perdido na temporada passada, em Wimbledon. Apesar de o favoritismo estar todo do outro lado da rede, Sousa não se deixou intimidar e entrou a um excelente nível, conseguindo uma quebra de serviço no primeiro jogo que lhe deram a oportunidade de servir para o fecho do set.
Porém, o momento mais crucial da partida foi também a altura em que o vimaranense mais tremeu, já que os quatro erros cometidos foram fatais para perdeu a vantagem. Desde então que Stan melhorou o seu nível de jogo e aproveitou-se da quebra de ritmo de João Sousa, selando o primeiro set ao fim de 49 minutos.
Todo o segundo parcial foi disputado a um grande nível competitivo e ambos os jogadores estavam a segurar com firmeza os respetivos jogos de serviço. O jogador suíço esteve ainda a servir para não perder o set, a 4-5, mas foi mesmo João Sousa que acabou por vacilar perante algumas excelentes pancadas do oponente.
O encontro terminou ao fim de 1h32 e ao terceiro match point para Wawrinka, que teve um registo de 23 winners e 30 erros diretos. Joaõ Sousa somou um total de 14 winners e 28 erros diretos.
João Sousa sai de Madrid com um prémio monetário de 27.460€ e com destino a Roma, para participar no Masters 1000 local. Para já, o português está onze lugares abaixo de entrar diretamente no quadro principal.