João Sousa imperial alcança final em Valência
Está escrita mais uma dourada e excepcional página na história do ténis português. Com um triunfo revestido de uma solidez e determinação impressionantes diante de Vasek Pospisil, por duplo 6-4, João Sousa tornou-se no primeiro finalista apurado para o ATP 250 de Valência, Espanha,
Confiante com o triunfo conquistado na jornada de ontem, frente a Pablo Cuevas, o número um nacional e 46.º mundial entrou no encontro diante do canadiano de 25 anos, 43.º mundial, determinado a comandar o rumo dos acontecimentos e não deu espaço de manobra ao seu oponente, cedendo apenas cinco pontos no seu serviço durante o primeiro set.
O segundo parcial começou com o jogador de Guimarães a comandar do fundo do court e a encostar, uma vez mais, Pospisil às cordas, chegando ao break no jogo inaugural. Sempre muito determinado e ciente do que precisava de fazer para levar a sua causa a bom porto, o português de 26 não perdeu a concentração e revelou-se muito lúcido quando precisou de salvar dois pontos de break aos 3-2 para se manter na liderança.
O vimaranense vai disputar neste domingo a quarta final da temporada, depois de Genebra, Umag e São Petersburgo, e a sétima da carreira, diante do vencedor do encontro Roberto Bautista Agut e Steve Johnson. O que, para já, garante a subida do vimaranense ao 37.º posto da classificação – a melhor classificação desde setembro de 2014 -, 33.º caso conquiste o título.
Mais: com o triunfo nas meias-finais da prova espanhola, o melhor jogador nacional entra para o restrito lote de jogadores com 37 triunfos (ou mais) conquistados esta temporada, já que, com exceção dos elementos do top-10, apenas cinco jogadores o conseguiram até esta fase.