João Sousa de gala elimina Feliciano López rumo à terceira ronda do US Open
João Sousa voltou a mostrar na madrugada desta sexta-feira a razão pela qual é um dos melhores jogadores do Mundo. O número um português e 36.º do ranking ATP deitou para trás das costas as dores no joelho direito que tem sentido nas últimas semanas e apurou-se para a terceira ronda do US Open, igualando o resultado alcançado em 2013 na cidade de Nova Iorque.
A defrontar um jogador do top 20 mundial, Sousa apelou à sua garra habitual e ao seu ténis agressivo e consistente para fazer tombar o espanhol Feliciano López, 18.º classificado da hierarquia mundial, pelos parciais de 6-2, 6-4, 1-6 e 7-5, num encontro com a duração de 2h39 e no qual o vimaranense de 27 anos mostrou-se superior.
Depois de duas partidas iniciais em que Sousa dominou totalmente as incidências do embate e com López a apresentar-se muito errático em todos os capítulos, o espanhol conseguiu subir o nível de jogo na terceira partida e até liderou com break de vantagem o quarto set. No entanto, o pupilo de Frederico Marques forçou a nota e não perdoou, selando o seu melhor triunfo da temporada com uma celebração a condizer.
Na terceira eliminatória, Sousa, que pela quinta vez marca presença numa fase tão avançada de um torneio do Grand Slam, tem pela frente o vencedor do confronto entre o búlgaro Grigor Dimitrov, número 24 do Mundo, e o francês Jeremy Chardy, 55.º da tabela ATP.