João Sousa dispõe de três match points mas acaba eliminado no ATP 500 do Dubai
Está fora. João Sousa, número 72 mundial, foi eliminado ao início da tarde desta terça-feira, do ATP 500 do Dubai, após perder na primeira ronda do torneio, frente ao francês Pierre-Hugues Herbert, com os parciais de 4-6, 6-4 e 7-6(8), num encontro que se prolongou durante 2h03 minutos.
Apesar da boa entrada, o número 1 nacional não conseguiu dar seguimento com o desenrolar da partida. No segundo set, Herbert melhorou o nível de jogo e começou a subir com mais critério à rede, fruto da sua qualidade para a variante de pares, acabando mesmo por garantir a vitória no parcial, ainda que o português tenha tido um break inicial de vantagem. Na negra, o equilíbrio esteve sempre presente. Sousa nunca desistiu. Desperdiçou quatro pontos de break no nono jogo e saiu derrotado, num decisivo tie break, onde dispôs de três match points.
O encontro ficou marcado por um momento de enorme polémica. No quarto break point que João Sousa disponibilizou no nono jogo, o português parou a jogada por ter visto a bola fora. No entanto, a equipa de arbitragem não deu qualquer chamada e, como no Court 3 não existe o olho de falcão, o ponto caiu para o lado do francês. O tenista luso, quando se foi sentar na cadeira, começou a discutir com o árbitro e este deu-lhe um ponto de penalização para o início do jogo seguinte.