João Sousa ‘arrasa’ e marca encontro com Grigor Dimitrov
Não poderia ter começado de melhor forma a estreia de João Sousa no torneio de Kuala Lumpur, na Malásia, onde conquistou, em 2013, o primeiro título de um tenista português no circuito principal ATP World Tour. O vimaranense de 26 anos, número um português e 47.º da hierarquia mundial, derrotou, sem problemas de maior, o qualifier polaco Michal Przysiezny, 159.º do Mundo, por 6-2 e 6-2.
Menos de 24 horas depois de aterrar em Kuala Lumpur – vindo diretamente de São Petersburgo, onde perdeu para o canadiano Milos Raonic a sua sexta final da carreira -, Sousa não se fez rogado e precisou de apenas 61 minutos para seguir em frente, num encontro em que esteve sempre no controlo dos acontecimentos diante de um jogador experiente, com 31 anos e que já figurou perto dos 50 primeiros.
De regresso esta semana ao top 50 do ranking mundial masculino, fruto de uma subida de seis lugares após a presença na final em São Petersburgo, o pupilo de Frederico Marques salvou os dois break points que enfrentou ao longo do duelo e ganhou ainda 78% dos pontos com o primeiro serviço.
Nos oitavos de final, João Sousa terá encontro marcado, esta quinta-feira, com o búlgaro Grigor Dimitrov, quarto pré-designado da competição, que não tem tido uma época com bons resultados. Quanto ao confronto direto, o 19.º da tabela ATP, que ficou isento da ronda inaugural, nunca derrotou o português, tendo sido sempre eliminado, tanto num future espanhol, em 2008, como na primeira ronda do US Open 2013, em cinco partidas.