Istomin: «Era impossível pensar que podia aguentar cinco sets contra o Djokovic»
Se lhe tivessem dito, no início do ano, que daí a algumas semanas estaria a derrotar Novak Djokovic no Open da Austrália, sobretudo no Open da Austrália, Denis Istomin teria respondido, admite, qualquer coisa como, “estás maluco, ou quê?”. Afinal de contas, nunca nenhum jogador fora do top 100 tinha derrotado o número dois mundial num Grand Slam até então.
Mas, como de primeiras vezes está o ténis cheio, o número 117.º do ranking ATP agarrou a oportunidade e não deixou fugir o lugar na terceira ronda da prova que tem o sérvio como campeão em título. “É surreal. Derrotar o Novak em cinco sets é uma grande vitória. Especialmente em cinco partidas. Para mim, era impossível pensar que podia aguentar cinco sets contra o Novak, física e mentalmente”, confessou.
O domínio do sérvio tem vindo a ser questionado, devido sobretudo à maior qualidade dos seus adversários, defende Istomin. “Talvez ele hoje não tenha estado no seu melhor, mas ele ainda é muito bom e vai dominando. Mas o nível dos outros jogadores está a crescer, todos os jogadores lutam muito, mesmo contra o Roger [Federer] ou outros jogadores, por isso não é fácil defrontarem os top 20, top 30. E há cada vez mais jovens jogadores a intrometerem-se”, frisou.