Foi com os parciais 6-0, 3-6 e 7-6(6), em 2h31, que Murray, atualmente no 70.º posto do ranking ATP, derrubou o promissor checo de 21 anos (52.º), que chegou aos quartos-de-final do Australian Open. O britânico viu-se a perder por 5-3 no terceiro set, depois de uma primeira partida intocável e de um segundo set em que Lehecka mostrou o porquê de já ser apontado por muitos à luta pelo top 10. O checo teve dois match points no serviço de Murray, mas não os aproveitou.
A 5-4, Lehecka arrancou esse jogo de serviço com tudo e chegou ao 40-0. Game over, certo? Não para Sir Andy Murray. O britânico virou o jogo, quebrou e acabou a resistir num tie-break que tem uma história por si só. Liderou por 3-1, ficou a perder por 4-3, até que chegou ao match point a 6-5. Aparentemente lesionou-se quando não aproveitou esse match point, até que fechou pouco depois de forma emocionante. É mais um triunfo dramático em 2023, já que em três deles salvou match points, só para que se entenda…
Agora, Murray prepara-se para a sua 71.ª final da carreira, sendo que persegue o primeiro título desde Antuérpia em 2019. Pela frente terá Daniil Medvedev ou Felix Auger-Aliassime.