Histórico João Sousa vence em Madrid e faz aquilo que só Fred Gil havia feito
João Sousa, número um nacional e 35.º colocado do ranking mundial, escreveu esta quarta-feira mais um capítulo da história do ténis português. O vimaranense de 27 anos derrotou o espanhol Marcel Granollers, 53.º ATP, e fez em Madrid aquilo que só o compatriota Fred Gil havia feito no evento de Monte Carlo em 2011: avançar pela primeira vez na carreira aos oitavos de final de um torneio Masters 1000 (Gil só perdeu nos quartos de final).
A apresentar um ténis de elevadíssimo nível, Sousa, eliminado na segunda ronda do Millennium Estoril Open na semana passada, deitou para trás das costas o desaire precoce em solo luso e bateu o lucky loser Granollers, que substituiu o lesionado Roger Federer no quadro principal, pelos parciais de 6-3 e 6-3, em apenas 72 minutos.
O pupilo de Frederico Marques, que na edição de 2015 do torneio madrileno foi afastado na segunda eliminatória pelo suíço Stan Wawrinka, impôs toda a sua forte cadência de fundo do court, controlando grande parte do duelo com o seu serviço e a sua pancada de direita. No capítulo estatístico, Sousa ganhou 75% dos pontos disputados com a primeira bola e quebrou o serviço do opositor em quatro ocasiões.
Nos oitavos de final, João Sousa terá pela frente nada mais, nada menos do que o vencedor do confronto entre o argentino Juan Martin del Potro, ex-top 5 mundial e atual 274.º ATP, e o norte-americano Jack Sock, 26.º colocado da tabela. Sousa nunca defrontou no circuito principal qualquer um dos dois jogadores.