Gastão Elias deixa fugir vantagem no segundo set e é eliminado no qualifying do Australian Open
Fim da linha para Gastão Elias na fase de qualificação do Australian Open. O número 234 do ranking ATP, único resistente português no qualifying, cedeu na segunda ronda e penúltima ronda da fase prévia do último Grand Slam da temporada, mesmo depois de parecer bem encaminhado para operar outra reviravolta em Melbourne.
O lourinhanense não resistiu ao norte-americano Brandon Holt (216.º), filho de Tracy Austin e que causou sensação no último US Open, caindo com os parciais 6-2 e 7-6(5). Depois de uma entrada totalmente em falso, em que se viu a perder por 4-0, Elias recuperou para 2-4, mas voltou a ser quebrado para deixar escapar a primeira partida. No entanto, a verdade é que arrancou o segundo parcial com outro fulgor.
Gastão Elias viu-se na frente por 4-1 e parecia lançado para, pelo menos, forçar um terceiro e decisivo set. A questão é que Holt, de 24 anos, reencontrou o seu ténis, quebrou o português de volta e levou a decisão para o tie-break. Aí, com o equilíbrio a ser a nota dominante, o norte-americano fugiu quando estava 5-5 no marcador.
Desta forma, a participação portuguesa no Australian Open fica nas mãos de João Sousa e Nuno Borges, no quadro principal de singulares, e de Sousa e Francisco Cabral, no de pares.