Finalista em Metz, Dominic Thiem sai do torneio com… zero pontos ATP
Muito tem sido dito e discutido sobre o calendário absolutamente sobrecarregado de Dominic Thiem. O jovem austríaco, que apenas descansou umas semanas no verão por se encontrar primeiro doente e depois lesionado, desistiu no US Open com dores no joelho, mas recuperou a tempo de disputar uma série de quatro torneios em semanas consecutivas, que arrancou nesta, em Metz.
E se acha que é por causa dos pontos ATP que Dominic se ‘sujeita’ a um calendário tão cheio de eventos… está enganado! É que o jovem austríaco de 23 anos só ganharia pontos caso conquistasse o título, uma vez que o ranking ATP apenas contabiliza os 18 melhores torneios e inclui obrigatoriamente os quatro Grand Slams e os oito Masters 1000 obrigatórios (todos menos Monte Carlo). Para que este torneio entrasse nos seis melhores outros de Thiem, o número 10 ATP teria de ter somado o seu quinto título de 2016.
Em termos de ATP Race, a situação é exatamente a mesma, pelo que Thiem se mantém no sétimo posto, em posição confortável para se qualificar, já que Tomas Berdych, 9.º, está a mais de 800 pontos.
Dominic Thiem compete na próxima semana no ATP 250 de Chengdu, para o qual recebeu um wild card de última hora e um cheque volumoso. Para somar pontos, o austríaco terá, novamente, de conquistar o troféu.