Fim das férias: Alcaraz inicia pré-temporada de 35 dias antes da Austrália
Carlos Alcaraz, número dois do Mundo, quase não teve férias. O espanhol disputou um encontro de exibição na semana passada na Cidade do México, passeou pelo país com o irmão mais velho e um grupo de amigos por alguns dos locais mais paradisíacos e está de regresso a Espanha para iniciar a sua longa pré-temporada já este domingo em Alicante, na Academia do seu treinador, Juan Carlos Ferrero.
Já é sabido que Alcaraz não vai competir oficialmente até ao Australian Open (a 14 de janeiro) e terá por isso 35 dias de pré-temporada sem competição, ainda que vá disputar vários encontros de exibição nas próximas semanas. Primeiro em Riade (diante de Novak Djokovic) no dia 27 deste mês, no dia seguinte em Múrcia, na sua terra natal, e já na semana antes do Australian Open no famoso Kooyong Classic, em Melbourne.
Alberto Lledó, o seu preparador físico, e Juanjo Moreno, o fisioterapeuta, serão as figuras mais presentes nesta primeira semana de treinos, tornando-se numa espécie de sombras para o fenómeno de Múrcia. “Ele não esteve completamente parado nas férias. Fez uns jogos, mexeu-se, divertiu-se. Mas queremos ver como se encontra”, confessaram à ‘MARCA’.
Leia também:
- — A estatística brutal de Djokovic que mais surpreendeu uma lenda dos Estados Unidos
- — Uma das raquetes mais especiais de Djokovic foi vendida em leilão por valor recorde
- — Toni Nadal revela qual é o grande sonho de Rafa em 2024: «É o mais importante…»
As duas primeiras semanas de pré-época de Alcaraz vão focar-se no físico e as duas seguintes totalmente no ténis. “Só a partir do Dia de Natal é que o foco passa a ser totalmente o treino com raqueta. Antes vamos trabalhar a força e o cardio para que ele tenha muita gasolina”.
Recorde-se que em 2023 Carlos Alcaraz falhou o Australian Open precisamente devido a uma lesão sofrida durante uma sessão na pré-temporada, mas ao contrário do que acontece este ano o espanhol chegou à pré-época de 2023 em contrarrelógio depois de uma lesão abdominal que o afastou das ATP Finals e Davis Cup Finals.