Fernando Verdasco e as 90 razões que levaram Rafael Nadal ao tapete
Noventa winners. Este é um número impressionante e especialmente raro no ténis, mas foi uma das principais causas para a derrota de Rafael Nadal na jornada desta terça-feira. Cada um daqueles 90 winners foi disparado por Fernando Verdasco, que em 2009 estaria a sair pela porte pequena depois de umas meias-finais épicas neste mesmo court. Desta vez o vencedor foi outro, e os parcias de 7-6(6), 4-6, 3-6, 7-6(4) e 6-2 também. Tudo isto em 4h45 e logo na primeira ronda do Open da Austrália
Esta era um dos principais encontros do dia e, portanto a espera foi grande. Desde cedo que Fernando Verdasco foi mostrando uma maior aptidão para arremessar winners em relação a Rafael Nadal, e a primeira partida foi uma prova disso. Nos dois sets seguintes, o menos cotado dos jogadores foi mais displicente e permitiu ao maiorquino, que nunca esteve ao seu melhor mas também nunca jogou a um nível baixo, destacar-se no marcador.
No tiebreak do quarto set, Verdasco voltou a mostrar que queria dominar o encontro e forçou um quinto set, onde, depois de estar a perder por 2-0, jogou o melhor ténis da sua carreira. O desfecho foi o melhor possível para Verdasco e o pior pesadelo para Nadal, que, depois de Wimbledon 2013, perde pela segunda vez na primeira ronda de um torneio do Grand Slam.
Esta é apenas a terceira vez em 18 encontros que Fernando Verdasco leva a melhor diante do seu amigo e compatriota. Na segunda ronda o número 45 mundial vai medir forças com Dudi Sela, que eliminou Benjamin Becker por 6-1, 6-3, 2-6 e 6-2.
Armada espanhola com resultados positivos nesta terça-feira
Os nuestros hermanos presentes em Melbourne Park tiveram muitas razões para sorrir na jornada de hoje a começar por David Ferrer. O oitavo cabeça-de-série demorou pouco mais de 90 minutos para eliminar Peter Gojowczyk por 6-4, 6-4 e 6-2, ficando a aguardar pelo vencedor do encontro entre Lleyton Hewitt e James Duckworth.
Feliciano Lopez também foi feliz diante de Dustin Evans, trucidando o britânico por 6-1, 6-0 e 6-4, e já Tommy Robredo teve de suar bem mais para se livrar de Malek Jaziri, batendo o tunisino ao fim de quase cinco horas e com o resultado de 7-5, 3-6, 4-6, 7-6(7) e 8-6, tendo salvo um match point pelo caminho. Marcel Granollers também venceu e o único derrotado até ao momento foi mesmo Daniel Gimeno-Traver, que caiu aos pés de Tim Smyczek em quatro partidas.