Elias enfrenta Paire e público francês na estreia
Obrigado a passar pela fase de qualificação para atingir o quadro principal de Roland Garros, Gastão Elias tinha como possíveis adversário na primeira ronda do Grand Slam parisiense jogadores como Andy Murray, Tomas Berdych ou até mesmo Roger Federer. O número dois nacional livrou-se dos duros do top-10, mas vai ter pela frente Benoit Paire, na segunda-feira, que tem do seu lado uma arma que os três nomes mencionados não têm: o público.
Um trunfo que o jogador da Lourinhã vai tentar anular com o ténis que o fez triunfar nas três rondas do qualifying e que lhe permitiram alcançar a fase principal em Paris pela segunda vez na carreira, depois de no ano passado ter sido eliminado por Diego Schwatzman na ronda inaugural.
Paire ocupa atualmente o 71.º posto do ranking mundial e tem como melhor resultado na terra batida esta temporada a terceira ronda no torneio de Barcelona, tendo sido travado pelo alemão Philipp Kohlschreiber em duas partidas. Na semana passada, em Roma, o gaulês de 26 anos, que já figurou no top-30 da tabela classificativa, não foi além da segunda ronda da fase de qualificação. No que toca a títulos, o francês conquistou três torneios Challenger esta época, todos eles em piso rápido.
Já o português de 24 anos, número 155 mundial, alcançou os melhores resultados esta temporada precisamente sobre o pró-de-tijolo. Logo em janeiro, Elias chegou à final do Challenger de Bucaramanga, na Colômbia, onde apenas cedeu para o espanhol Daniel Gimeno-Traver. Depois disso foi semifinalista em Santo Domingo, na República Dominicana, e mais recentemente atingiu os quartos-de-final em Savannah, nos EUA.
Os dois jogadores vão medir forças pela primeira vez na competição parisiense, cujo quadro principal começa a disputar-se já este domingo. O vencedor do encontro pode medir forças com Fabio Fognini na segunda ronda. Elias terá a companhia de João Sousa na fase principal do Grand Slam francês. O vimaranense estreia-se frente a Vasek Pospisil.