Edberg: «O Federer é único. É o melhor embaixador do ténis»
Os triunfos de Roger Federer continuam a deixar toda a gente sem palavras, inclusivamente aqueles que trabalharam bem de perto com o número 2 mundial. Stefan Edberg, técnico do suíço entre 2014 e 2015, deu uma entrevista ao jornal faz onde deixou muitos elogios ao seu antigo pupilo.
Para Edberg, aquilo que Federer faz aos 36 anos é único. “O Roger é único em muitos sentidos. Aos 36 anos continua a melhorar e é o melhor embaixador deste desporto. Trata muito bem a imprensa e é único na forma como se relaciona com os patrocinadores e o público. Será difícil substituí-lo um dia. Não se consegue copiá-lo”, confessou o sueco.
O antigo profissional da modalidade admite ainda que, para se mostrar nesta forma numa idade avançada, são necessários vários fatores. “Para se continuar a melhorar nessa idade necessitas de muita motivação e também sorte, já que o teu corpo precisa de te responder bem. É uma combinação de muitas coisas. Talvez sejam os seus quatro filhos a conseguir que ele seja tão jovem”, comentou, deixando a garantia de que Federer, atualmente, é melhor jogador do que há 10 anos.
“Aos 30 anos, um jogador deve mudar algo se quer continuar a ser competitivo ao mais alto nível. O Roger mudou de raquete em 2014 e isso, juntamente com o novo treinador e a nova ideia de jogo fez com que fosse possível voltar ao topo. O Federer é melhor jogador agora do que há 10 anos. Normalmente, um tenista joga o seu melhor ténis entre os 22 e os 28 anos mas o que o Roger faz é assombroso”, rematou o antigo técnico do helvético.