Dominic Thiem muda de ideias e pode ir aos Jogos Olímpicos em 2021
Dominic Thiem, de 26 anos e atual número três do ranking mundial, cresceu num país apaixonado pelos Jogos Olímpicos… mas de inverno. De modo geral, os austríacos não ligam muito aos Jogos de verão e Thiem só gosta de ver as das modalidades mais tradicionais, como o atletismo e a natação, pelo que nunca foi um particular entusiasta da ideia de participar no evento. Não foi ao Rio’2016 e também não iria a Tóquio’2021, já que se comprometeu com mais de um ano de antecedência (abril de 2019) em participar nos torneio de Hamburgo, Gstaad e Kitzbuhel em 2020, ou seja, provas que se disputam na mesma altura dos Jogos (Kitzbuhel na mesma semana no seu país).
Mas desde então as coisas mudaram: Thiem contratou um treinador que é verdadeiro herói olímpico — Nicolas Massu, chileno que ganhou duas medalhas de ouro em Atenas’2004 — e melhorou bastante em pisos rápidos ao longo do último ano e meio, pelo que Tóquio’2021 é agora uma hipótese.
“Se encaixar bem no meu calendário, adoraria jogar”, admitiu Thiem este domingo em declarações ao canal ‘ORF’, numa clara mudança de postura face à sua opinião anterior sobre os Jogos. Até ao ano passado, Thiem apostava em Paris’2024 como a sua possível primeira e única experiência olímpica. Os Jogos de Paris vão ter o ténis jogado… em Roland Garros.