Do 578.º ao 53.º lugar numa época: treinador de Tjen explica fórmula do sucesso
Janice Tjen foi uma das grandes revelações da temporada WTA ao terminar o ano no 53.º lugar do ranking, depois de ter iniciado 2025 fora do top… 570.
A jovem de 23 anos da Indonésia teve um final de época de alto nível que ficou concluído com o título no WTA 250 de Chennai, algo que deixou o seu treinador Chris Blint orgulhoso.
O neozelandês, em entrevista ao Ubi Tennis, explicou como surgiu o sucesso para a sua pupila num ano para mais tarde recordar.
ANO INCRÍVEL
Do ponto de vista dos resultados, a Janice teve uns últimos meses fantásticos. Está muito contente com isso, mas não medimos o sucesso apenas pelos resultados. A minha filosofia de treino é muito clara: desfrutar do trabalho, respeitar o desafio, ser disciplinado na tarefa e incutir confiança. É isso que define o sucesso. A Janice sabe muito bem como gosto de trabalhar.
SUBIDA DE MAIS DE 500 LUGARES
Nunca falamos disso nem o temos como objetivo. Isso resolve-se sozinho. As classificações sobem e descem. Podem variar muito. Portanto, não é isso que nos motiva diariamente. Sei que isso não motiva a Janice dia após dia. A acumulação de hábitos é o mais importante. Qualquer tenista acredita que tem sempre oportunidades de melhorar praticamente todos os aspetos do seu jogo. Se estão onde estão é porque são incansáveis no desejo de melhorar e progredir.
OBJETIVOS PARA 2026
O primeiro é manter-se em forma e saudável. Tentar cuidar do corpo o melhor possível. Será muito importante para ela que integremos alguém com experiência em preparação física para viajar connosco a tempo inteiro. Assim teremos muitas oportunidades ao longo do ano para trabalhar e manter a condição física da Tjen. O segundo objetivo é completar o seu calendário completo no WTA Tour. Ela apenas jogou alguns torneios da WTA. Para ela, ter visibilidade e a oportunidade de o fazer semana após semana em 2026 será fundamental para o seu desenvolvimento.
Leia também:
- — Sinner e Alcaraz elogiam-se mutuamente: «Ele não tem fraquezas»
- — Jannik Sinner já prepara a nova época com olho no Australian Open 2026
- — Serena Williams reage aos rumores do regresso à competição: «Meu Deus, não vou voltar!»
