Djokovic revela como lida com a pressão: «A maior batalha é sempre dentro de mim»
A fortaleza mental de Novak Djokovic é quase sempre apontada como o grande fator diferenciado do número um do Mundo. Ora, Nole fala disso e dá um exemplo prático, de como tem trabalhado essa área ao longo do tempo.
“Não é um dom com o qual nasci, é algo que se trabalha. Já o tenho trabalhado durante anos. Há diferentes técnicas, como a respiração consciente, é uma parte fundamental. Especialmente nos momentos em que estou sob pressão. Há momentos em que pode parecer que estou tranquilo e centrado, mas se calhar há uma tormenta dentro de mim. A maior batalha é sempre dentro de mim, onde tenho dúvidas e medos. Sinto isso em cada encontro, é impossível pensar sempre positivo”, reconheceu no ’60 Minutos’.
Leia também:
- — Federer fala pela primeira vez sobre o anúncio do regresso de Nadal
- — Djokovic volta à polémica: «Não sou anti-vacinas mas também não sou pró-vacinas»
- — Djokovic quer ser amigo de Nadal e Federer: «Espero que um dia possamos ser mais próximos»
Por outro lado, Djokovic explicou o que faz a diferença ao mais alto nível. “Somos seres humanos. A diferença entre os grandes campeões e os que lutam para alcançar o nível mais alto está na capacidade de não permanecer nas más emoções por muito tempo. A mim dura relativamente pouco tempo e quando acontece aceito logo. Podia explodir muitas vezes, gritar no court, mas prefiro reiniciar-me e voltar”, apontou.