Diretor do Australian Open confirma que o torneio vai (mesmo) começar dia 20 de janeiro
Estão desfeitas as (poucas) dúvidas que ainda pudessem existir. O Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada, vai mesmo começar na segunda-feira dia 20 de janeiro data inicialmente prevista. As dúvidas sobre a realização do torneio estavam relacionadas com a situação dramática que se vive, por estes dias, na Austrália devido aos muitos incêndios que têm atacado o país.
O diretor da prova Craig Tiley, citado pelo Punto de Break, garantiu que há condições para que a prova se realize nas datas previamente estabelecidas e explica porquê:
«Temos três estádios com tetos amovíveis onde podemos controlar a qualidade do ar e, nesse sentido, haverá sempre encontros a decorrer. Vamos ter uma monitorização da qualidade do ar em tempo real. Utilizaremos estas ferramentas para tomar algumas decisões sobre segurança e bem estar dos fãs», disse.
Craig Tiley falou ainda dos jogadores e diz que os tenistas “entendem” a posição tomada e diz que haverá uma regra que permitirá interromper os encontros caso a qualidade do ar não esteja boa à semelhança da regra aplicada devido ao excesso de calor:
«Os jogadores entendem que a posição tomada não dependem de nós. Querem jogar e, nesse sentido, vamos abrir as portas e começar a jogar no dia 20 de janeiro. Continuaremos a trabalhar muito próximos do instituto de meteorologia e com especialistas que vão assegurar a segurança dos jogadores, fãs e staff. Haverá especialistas de meteorologia e qualidade do ar em Melbourne Park em tempo real para garantir que temos disponível a melhor informação possível e disponível para avaliar se os encontros devem continuar ou não», disse.
O Australian Open decorre entre os dias 20 de janeiro e 2 de fevereiro em Melbourne Park.