Diogo Rocha “desafia” WPT ao lado de Andoni
O jogador português mais cotado no “ranking” mundial, Diogo Rocha, tem novo parceiro para enfrentar a restante temporada no Wold Padel Tour. Depois de Antonio Fernández Cano, segue-se Andoni Bardasco Salazar, jovem de 23 anos que já foi considerado jovem promessa do padel espanhol e mundial.
Diogo Rocha, natural do Porto e atual 86º classificado da hierarquia mundial, ficou sem parceiro durante o Lisboa Challenger, no início de junho, quando foi informado por Antonio Fernández Cano (99º) da decisão de terminar a parceria. Motivo? Havia sido desafiado pelo brasileiro Francisco Gomes, 47º do mundo, para formar dupla.
O jogador português, depois do resultado histórico no Lisboa Challenger, ao lado de João Bastos, não desmotivou e ocorreu-lhe desafiar Andoni Bardasco Salazar. “Curiosamente mostrou logo interesse e disponibilidade para jogar comigo. O Andoni já foi 26º do Mundo, por isso fiquei surpreendido”, conta Diogo Rocha ao Bola Amarela.
Atualmente o jovem espanhol está um degrau abaixo de Rocha no “ranking” mundial, após ter contraído uma lesão grave no pulso, ter sido operado e perdido grande parte da temporada passada. Só recentemente voltou à competição e, como estava sem parceiro, precisou inclusivamente da disponibilidade do selecionador nacional, Juan Manuel Rodriguez, e seu treinador para disputar o Lisboa Challenger.
“O Andoni é um jogador muito agressivo e com grandes recursos para ganhar pontos”, começa por descrever o treinador argentino. “Será um grande complemento para o Diogo. São dois jogadores que se podem complementar muito bem. A capacidade de finalização do Andoni pode aliviar a obrigação do Diogo de ganhar pontos, que não é um dos seus pontos fortes. Por outro lado, o Diogo dará ao Andoni muita estabilidade, controlo e volume de jogo.
O importante é que se conheçam como companheiros e como pessoas, para que fique claro entre eles a liderança de cada um nos vários aspetos do jogo e que cada um conheça as necessidades do outro. Assim conseguirão ser fortes nos momentos difíceis, pelos quais todas as duplas passam”, acrescenta Juan Manuel Rodriguéz, também ele antigo jogador e 36º do mundo.
Lado a lado, fizeram uma primeira experiência no WPT Valladolid Open 2016, no início de julho. “Perdemos na última ronda da pré-prévia mas, para primeira vez juntos, acho que já jogámos a um bom nível. Temos muito para melhorar, mas agora só com tempo, treino e torneios juntos”, comenta o jogador do Team FPP, que ficou mais uma semana em Bilbao para treinar com o novo parceiro, sob as orientações de Juan Manuel Rodriguéz.
“O Andoni ainda tem 23 anos, continua a ser uma grande esperança do padel. E é importante para ele, que aos poucos, vá sentido que esta a recuperar o antigo nível de jogo e julgo que o Diogo pode ser de uma grande ajuda, porque é um grande jogador, um grande companheiro e uma pessoa que entende a modalidade e a competição de uma maneira especial”, conclui o técnico argentino.
O próximo desafio desta nova dupla é no WPT Gran Canaria Open, um torneio dotado de 81 mil euros em prémios, que se irá realizar a partir de 24 de julho, na Gran Canária Arena.
Poderá seguir os resultados em www.worldpadeltour.com e as melhores imagens em www.youtube.com/worldpadeltour