Cuevas desiste e João Sousa soma 4.ª melhor vitória de 2016
João Sousa, 34.º mundial, assegurou a passagem à segunda ronda do ATP 500 de Viena, na Áustria, depois de ver Pablo Cuevas, número 21 do ranking, anunciar a sua desistência, devido a lesão no joelho esquerdo, numa altura em que o vimaranense vencia por 6-3 e 3-0 e tinham passado 58 minutos de jogo.
O número um nacional entrou de rompante no encontro, chegando à quebra no quarto jogo e apenas abrandou o ritmo na altura de fechar a partida, precisando de seis set points para o fazer. No segundo parcial, o controlo manteve-se, com o uruguaio a optar por não disputar o encontro até ao fim.
Este é o sexto triunfo do jogador de Guimarães sobre um jogador do top-30 e a quarta melhor vitória da temporada, logo a seguir aos triunfos sobre Kei Nishikori, Feliciano Lopéz e Kevin Anderson.
Nos oitavos-de-final, o melhor português de sempre mede forças com David Ferrer, quinto cabeça-de-série e atual número 19 mundial, que beneficiou também da desistência do seu adversário esta terça-feira: o britânico Edmund Kyle. João Sousa lidera o confronto com Ferrer, tendo vencido o espanhol em Kuala Lumpur, em 2013, quando conquistou o seu primeiro título ATP.