Challenger de Florianópolis: apesar da chuva, dia positivo para os brasileiros
Antes da chuva chegar no Challenger de Florianópolis, o dia foi muito positivo para os tenistas da casa. Na chave principal, dos jogos encerrados, dois brasileiros avançaram – Thiago Wild e João Fonseca.
Em sua estreia, Thiago Wild, que é o sexto cabeça de chave, confirmou favoritismo em duelo 100% nacional após vencer Daniel Dutra da Silva por 6-3 e 7-5. Na próxima rodada, Wild vai enfrentar mais um brasileiro. Dessa vez, terá João Fonseca, que foi convidado do torneio, nas oitavas de final. O carioca sacou muito bem e não foi muito exigido passando pelo chileno Gonzalo Lama por duplo 6-3.
O mau tempo, no entanto, interrompeu a partida de mais um brasileiro que entrou em quadra nessa segunda-feira. Eduardo Ribeiro que vinha vencendo o argentino Valerio Aboian por 6-4 e 3-2 em pouco mais de 1h20 quando a chuva chegou.
Mas essa não foi a única partida que foi afetada pela chuva. O jogo entre o libanês Benjamin Hassan e o italiano Luciano Darderi foi paralisado ainda no primeiro set em 5-5 em parcial que não chegava a nem uma hora de duração.
Outro tenista da casa que está com estreia programada para hoje é Pedro Boscardin Dias. Boscardin terá pela frente o francês Maxime Janvier. Enquanto o brasileiro possui apenas uma vitória nos últimos cinco jogos que disputou, o mesmo não pode ser dito de seu adversário já que o francês venceu quatro das suas últimas cinco partidas.
Pelo qualificatório, o roteiro não foi muito diferente. Com muitos brasileiros em quadra, o dia foi bem positivo no geral.
Pedro Sakamoto levou a melhor em jogo de três sets contra o argentino Facundo Juarez. O brasileiro venceu o primeiro set por 6-2, chegou a sacar para liquidar a partida em 5-4 no segundo, mas o argentino reagiu vencendo a parcial no tie-break. No terceiro, Sakamoto saiu de quebra atrás e aproveitando duas brechas, fechou em 6-4 para garantir vaga na chave principal.
Wilson Leite e Orlando Luz foram mais dois tenistas da casa a conquistarem vaga na chave principal após passarem por compatriotas. Enquanto Leite passou por Nicolas Zanellato com parciais de 6-1 e 7-5, Orlandinho, por sua vez, contou com walkover de Marcelo Zormann para se manter vivo no Challenger.
Dos brasileiros que disputaram o quali nessa segunda-feira (17), Fernando Yamacita foi o único que foi derrotado. Seu algoz, o peruano, Arklon Huertas Del Pino, garantiu vaga na chave após marcar as parciais de 7-6, 4-6 e 6-3 em pouco mais de três horas.