'Brazuca' Thiem conquista no Rio de Janeiro o oitavo título da carreira e primeiro de 2017
Chegou, arrasou, venceu e… vestiu a canarinha. Dominic Thiem, número oito do ranking mundial, confirmou esta semana a razão pela qual é considerado um dos melhores jogadores da atualidade em terra batida e conquistou o título no ATP 500 do Rio de Janeiro, numa semana em que não perdeu qualquer set, apesar de ter vindo do torneio de Roterdão, em piso rápido e noutro continente.
Numa final equilibrada, mas na qual o austríaco esteve quase sempre com o ascendente, o austríaco de 23 anos derrotou o espanhol Pablo Carreño Busta, 24.º do ranking ATP, de 25 anos, por 7-5 e 6-4, em 1h34, deitando para trás das costas uma série de semanas menos bem conseguidas e com derrotas diante de tenistas fora do top 100 mundial.
“É muito especial para mim ganhar aqui. Estou muito contente com o que fiz aqui, por ter sido campeão sem ceder sets e perante este público fantástico”, confessou Thiem ainda em court, com a camisola da Seleção Brasileira vestida, com o nome ‘Brazuca’, gentilmente oferecida pelo blog brasileiro ‘Break Point’.
Este resultado mantém Thiem no top 10 mundial – estava em risco porque defendia precisamente 500 pontos do título em Acapulco 2016 – ao passo que Carreño Busta ascende ao seu melhor ranking de carreira: 23.º!