Bola na Caja #2, versão 2018. O (ex) campeão partiu e (dizem eles) a campeã voltou
MADRID. ESPANHA. A quarta-feira é, tradicionalmente, o dia mais louco da semana no Mutua Madrid Open. As escolas de ténis das redondezas optam habitualmente por levar os seus alunos ao ténis neste dia — marcado quase sempre pela estreia de Rafael Nadal — e é muito difícil de circular dentro do edifício, até porque ainda há encontros em praticamente todos os courts.
Não é por isso de estranhar que se tenham gerado verdadeiras multidões à porta dos courts de acesso geral, como é o caso do Estádio 3, durante o encontro entre Fernando Verdasco e Leonardo Mayer, onde o espanhol até acabaria atropelado. O amontoado de pessoas para ‘sacar’ uma foto ou autógrafo a Rafa Nadal também já é uma tradição.
https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/josemorgado/status/994250597112131585
https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/josemorgado/status/994252827865346049
O (ex bi) campeão… já foi
Novak Djokovic continua uma sombra de si próprio. Depois de até ter dado boas indicações na primeira ronda, diante de Kei Nishikori, o sérvio de 30 anos, duas vezes campeão desta prova, disse adeus na segunda eliminatória diante do britânico Kyle Edmund, que ainda há menos de uma semana estava a levar um pneu (aka… 6-0!) de João Sousa no Millennium Estoril Open.
A nova coqueluche do ténis britânico venceu e Djokovic no final admitiu que já viveu melhores dias.““Eu já tive muito sucesso neste desporto. Vou continuar a trabalhar e a rezar para as coisas me comecem a correr melhor e para que, nestes momentos mais difícil, eu seja capaz de dar a resposta certa. Enquanto continuar a amar o ténis vou continuar a tentar melhorar”.
Djokovic vai sair do top 15 pela primeira vez em 11 anos e meio e a coisa pode piorar em breve, já que defende muitos pontos. Nem Rafael Nadal ficou indiferente aos problemas do rival.
R2 ➡ R3 @TennisTVpic.twitter.com/TK76OvsUZN
— Kyle Edmund (@kyle8edmund) 9 de maio de 2018
“E a campeã… voltou!”
E no meio do castelhano que ecoa pela Caja Mágica… ouvem-se cânticos portugueses. “A campeã voltou”, gritam bem alto a Inês e a Joana, provavelmente as duas maiores fãs portuguesas que Maria Sharapova já alguma vez teve. O treino da russa, que jogaria horas mais tarde com Kristina Mladenovic, teve a banda sonora do cântico das portuguesas e das palmas após cada momento bem conseguido.
Acompanhada (de novo) por Tomas Hogstedt, Sharapova mostrou-se muito impressionante no treino, como pudemos testemunhar, e esteve igualmente muito forte no encontro dos oitavos-de-final, em que venceu com aquela que foi provavelmente a sua melhor exibição da temporada.
Sharapova working on her return. Destroying some returns in practice. Hitting very well pic.twitter.com/LoimAZMKw5
— José Morgado (@josemorgado) 9 de maio de 2018
Sharapova d. Mladenovic 6-3, 6-4 to reach the QFs in Madrid, one of her best results since her comeback last year pic.twitter.com/sAZNz7xgAY
— José Morgado (@josemorgado) 9 de maio de 2018
Num encontro entre duas jogadoras que… não se gostam, Sharapova foi vocal, intensa mas no final desvalorizou todo o ‘buzz’ gerado em torno do momento. ““Não creio que nada do que ela tenha dito no passado esteja agora a ter qualquer influência. Quando estivermos as duas de bengala, daqui a uns anos, ninguém se vai lembrar disso. Vamos sim lembrarmo-nos da primeira ronda de Wimbledon que jogámos ou das meias-finais de Estugarda no ano passado…”
https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/josemorgado/status/994282111833182209
Nem tudo correu mal ao casal…
Logo após Kristina Mladenovic sair do court Arantxa Sanchéz derrotada, o seu namorado, Dominic Thiem, regressou à competição num torneio onde foi finalista em 2017. Inconsistente, o austríaco de 24 anos não andou longe de imitar a sua mais do que tudo, mas acabou por resistir a Federico Delbonis na segunda ronda.
O austríaco, que está a ser acompanhado esta semana pelo espanhol Galo Blanco, é um dos jogadores que mais impressiona ver bater a bola ao vivo, mas é palpável que não vive o seu melhor momento em termos de confiança.
Dominic holds for 2-2 pic.twitter.com/WrI73k6GvV
— José Morgado (@josemorgado) 9 de maio de 2018
Thiem survives. Plays Coric tomorrow in R3 pic.twitter.com/evR6DuNV8y
— José Morgado (@josemorgado) 9 de maio de 2018
O encontro do dia
Pelas circunstâncias… acaba por ser o duelo entre Kyle Edmund e Novak Djokovic, que ditou a eliminação do sérvio na segunda ronda. Mas o duelo entre Garbiñe Muguruza e Daria Kasatkina foi talvez aquele que teve as melhores trocas de bola e o público mais envolvido…
E que bom é ver o público espanhol encher um estádio com 12 mil lugares para um encontro feminino. Não é (nada) comum neste torneio.
https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/josemorgado/status/994313458605875201
Momento what the f*ck do dia…
A exibição patética de Sloane Stephens. A campeã do US Open estava a fazer um grande torneio, mas decidiu passar completamente ao lado do duelo com Karolina Pliskova, que prometia muito. A norte-americana mal se mexer e pareceu sempre totalmente ausente do court. Uma situação que se repete constantemente com a atual número 9 mundial. Em Estugarda, recentemente, perdeu com CoCo Vandeweghe num encontro em que a sua atitude foi ainda pior.
https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/josemorgado/status/994217318661218304
Ponto do dia…
Que ritmo, amigas!
One game away!@MariaSharapova#MMOPENpic.twitter.com/jMBOVXomeh
— WTA (@WTA) 9 de maio de 2018
Tapas à descrição
- Perdi pouco tempo a ver Rafael Nadal com a noção de que terei muitos mais chances de fazê-lo este ano. Atropelou Gael Monfils e já vai em 48 sets consecutivos em terra batida. Quarenta e oito. Ridículo e irrepetível.
- Rafael Nadal até faz esquecer o péssimo torneio que os espanhóis estão a ter. É o único tenista da casa nos oitavos-de-final masculinos. Tão poucos… nunca tinha acontecido na história da prova. Nas senhoras, Carla Suárez tem salvado a honra do convento.
https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/ATPMediaInfo/status/994318015704522752
- Diego Schwartzman derrotou Feliciano López, naquele que foi o último encontro do jogador de Toledos em Madrid, já que a partir de 2018 será o diretor e o ATP não permite a acumulação de funções. El Peke falou sobre o encontro com Rafael Nadal desta quinta-feira e não poderia ter sido mais honesto.
https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/josemorgado/status/994260849526272000
https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/josemorgado/status/994275271300845575
- Grigor Dimitrov tem classe dentro e fora do court: foi eliminado na terça-feira, ficou a treinar na quarta em Madrid e assinou todos os autógrafos (e foram muitos) que lhe pediram após o treino. E costuma ser sempre assim…
https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/josemorgado/status/994183486037782528