Billie Jean King: «Serena não tem a mesma admiração de Federer e Nadal porque é negra»
Billie Jean King deu uma longa entrevista ao jornal britânico ‘The Times’, onde discute o papel das mulheres no ténis mundial. A ex-número um acredita que Serena Williams, para ela a melhor tenista de todos os tempos, não tem o mesmo apreço de fãs e patrocinadores do que Roger Federer e Rafael Nadal pelo simples facto… de ser negra.
“Foram apenas 16 jogos e quatro torneios para vê-la numa final de Grand Slam após a gravidez. Foi incrível. Entretanto ela ainda não está em forma. Voltar de uma operação grande ou depois de dar a luz é um caminho árduo. É preciso ser muito paciente consigo mesma e trabalhar duro. O bom de hoje em dia é que os tenistas podem jogar até serem mais velhos. A Serena tem 36 anos e a sua carreira não está acabada. Graças à alimentação e as equipas que têm, podem jogar muito mais. Também têm mais informação sobre como treinar e não se joga tanto quanto antes, em jogávamos todas as semanas. Agora pode jogar em nível muito alto aos 42 anos”, confessou a mulher que fundou o circuito profissional feminino.
Billie Jean admite que nem sempre houve grande entusiasmo em torno de Williams: “A Serena recebeu muito amor das bancadas no sábado. Pensei: ‘O público ama-a, quer o melhor para ela e fica encantado com sua história’. Mas nem sempre foi assim, ela não recebe todo o apoio do público que recebe o Roger [Federer] ou o Rafa [Nadal]. Acredito que é porque ela é negra. Também, as mulheres não têm toda a atenção, entusiasmo e nem os patrocínios que têm os homens”.