ATP anuncia novas regras que podem levar a suspensão de encontros devido ao calor
A temporada de 2025 ficou marcada por várias situações de condições extremas dentro do court, nomeadamente calor intenso ou elevadíssimos graus de humidade, que levaram tenistas ao absoluto limite e, por vezes, até mesmo à exaustão completa. Pois bem, a ATP decidiu agir em relação assim e anunciou algumas novas regras para tentar limitar as consequências.
Pois bem, uma delas é que os jogadores podem passar a requisitar uma pausa para refrescar no final do segundo set num encontro à melhor de três partidas. Basta um dos tenistas pedir isso num encontro em que o índice WBGT, que engloba temperatura, humidade e radiação solar, ultrapasse os 30,1 graus. Nesse caso, a paragem será de 10 minutos e terá supervisão do staff médico da ATP para perceber se a temperatura do jogador baixou mesmo.
Por outro lado, se o referido índice ultrapassar os 32,2 graus, então haverá suspensão automática dos encontros, sendo que só há reatamento quando este número baixar dos 30,5 graus durante 20 minutos. Por outro lado, os courts com teto retrátil ficam fechados se o WGBT passar dos 32 graus ou se a temperatura do court for superior a 45 graus.
